A inteligência artificial está mudando o mundo do trabalho, mas não necessariamente acabando com ele. Enquanto algumas funções desaparecem, outras surgem com ainda mais força. A IA está cada vez mais eficiente em tarefas repetitivas, analíticas e baseadas em dados, por este motivo que ela está colocando um fim e muitas profissões.
Será que a era da quarta revolução industrial representa o fim dos empregos ou uma mudança de paradigma no campo do trabalho?
Quem estiver disposto a aprender, se adaptar e pensar além da rotina repetitiva encontrará oportunidades únicas na nova economia digital, diz os especialistas. Mas nossa geração carrega em sua mente cenas do filme exterminador do futuro.
Todas estas tecnologias eram na verdade programações preditivas, onde a sociedade já era preparada para estas tecnologias que chegariam no futuro, e chegaram, não é mais ficção.
A imagem que trazemos do exterminador do futuro é algo que carregamos nos nosso inconsciente e que ajudou a moldar o medo da era da robótica e IA.
Mas, nem tudo são más notícias, a revolução da IA também está criando milhares de novas oportunidades. As profissões do futuro exigem pensamento crítico, criatividade e capacidade de trabalhar com tecnologia.
Comentários
Postar um comentário