Header Ads

O apocalipse da educação



E lá estava eu numa sala de aula, agora eu era um professor, um professor eventual mas mesmo assim um professor, não apenas para ensinar mas para aprender, mas eu não tinha ideia como a educação no Brasil estava tão crítica, e isto me fez pensar muito, me fez querer não voltar mais para sala de aula.



Os alunos não vão para a escola para aprender, muitos são agressivos e violentos, não tem respeito com nenhuma autoridade, não respeitam professores, diretores, parecem mais encarcerados em prisões, agora entendo porque tantos professores espancados em sala de aula.

Então eu  penso com mais força ainda, que ser professor é uma missão, é entrar num campo de batalha, é uma missão dada por Deus, porque o que seria da educação sem estes professores que desafiam  todas as contradições da sua profissão.
A escola pública é algo tão deprimente, é tão triste que dá vontade de chorar,  ainda mais alguém tão emotivo como eu, que sabe muito bem como é o fim disto tudo, do futuro destas crianças e  que nem todas sobreviverão ao apocalipse da educação.


Acho que talvez esta seja a palavra correta, apocalipse para aqueles que entendem que apocalipse não é somente uma destruição, mas uma palavra grega que significa revelação e através desta revelação não é muito difícil prever como será o fim.

Mas ainda sim acredito que haverá salvação para alguns, sim eu acredito, acreditar traz esperança que as coisas vão mudar.
E quem irá mudar isto? o governo? melhores salários? uma melhor estrutura para salas de aula? não sei mas uma coisa eu sei os bons professores que acreditam na sua missão, na missão de mudar o mundo e melhorar a educação lutarão até o fim e receberão a coroa da vitória.



Nenhum comentário