Moça com brinco de pérola
Pinceladas de sedução.
Achei muito interessante estudar o período barroco na faculdade, e conhecer alguns artistas do século 17 e hoje eu quero falar um pouco sobre um artista não muito conhecido entre o público leigo Johannes Vermeer. Autor da enigmática tela, moça com brinco de pérola, considerada a Mona Lisa da Holanda.
O termo "barroco" originalmente significaria "pérola irregular ou imperfeita", e que foi precedido pelo Rococó que o envolveu em seguida, Rococó vem da palavra francesa rocaille e significa concha.
No barroco o santo e o profano se misturaram.
Mas o termo talvez tenha um sentido pejorativo para revelar que o santo e o profano se fundem com muita peculiaridade neste movimento, pois foi a arma que a igreja usou para evangelizar também foi usada como forma reação e protesto.
Coincidência ou não a tela Moça com brinco de pérola de Vermeer foi uma das telas para ser apresentada neste semestre aos meus alunos do sexto ano, com o tema apreciação.
Foi então que fazendo uma pesquisa sobre o assunto, descobri um filme produzido e inspirado nesta tela.
O filme revela que os artista do século 16 já estavam descobrindo a fotografia, através da câmera obscura.
O filme é sensacional, embora seja uma ficção e não uma história real sobre a tela produzida pelo artista, chega convencer com a história.
Na minha opinião o filme revela na moça do brinco de pérola este lado santo e profano do Barroco, de santos e pecadores e de pessoas imperfeitas ligadas a religião.
Na novela Roque Santeiro que é uma novela sobre critica religiosa, a personagem (Lulu) Cássia Kiss era uma moça com brinco de pérola, casualidade? Não! Somente mais uma joia do Barroco.
Post a Comment