Header Ads

A arte Barroca e Caravaggio

Estou estudando agora a arte barroca e o artista em destaque é o Caravaggio, Michelangelo, e ficou bastante claro pra mim, como a imagem é um simbolo de poder, como costuma se dizer "uma imagem vale mais do que mil palavras" e a igreja católica usou isto para fazer seu marketing, ou melhor, contra-atacar o mundo protestante que lhe ameaçava.


A Praça de São Pedro (em italiano Piazza di San Pietro) situa-se em frente à Basílica de São Pedro, no Vaticano. Foi desenhada por Bernini no século XVII em estilo clássico mas com adições do barroco. Ergue-se um obelisco do Antigo Egipto no centro.

O período da arte barroca inicia-se no século 16 e vai até o seculo 18, o catolicismo contratou muitos artistas renomados para fazer seu marketing maciço e reforçar  poder e autoridade da igreja, impressionar e trazer de volta seu rebanho que estava saindo em massa do seu redil.


Acima a tela vocação de São Matheus


"A morte da Virgem" óleo sobre tela, 1605-6, 369x245 cm Museu do Louvre, Paris.

Esta sendo fascinante conhecer os artistas deste período, e é bastante interessante que artistas como Michelangelo, Caravaggio tenha introduzido em suas pinturas um tipo de  mensagem que  nem a igreja católica imaginava, somente uma análise atenta da obra podia revelar.


A Vocação de São Mateus ou Invocação de São Mateus Caravaggio concluída ( 1599-1600 )

Ele costumava se colocar nas cenas de suas pinturas, seja para falar de acontecimentos da sua vida seja para fazer algum tipo de deboche ou crítica sobre a igreja e seu.


Neste documentário magnífico feito pela BBC, temos uma síntese sobre a vida do artista, suas obras e como seu estilo marcou o século 16, quando iniciava o  barroco, período  da contra- reforma católica contra o mundo protestante.


Nenhum comentário