Header Ads

Viver com equilibrio




De alguns anos pra cá passei a gostar muito de ler a sabedoria do I ching, alguns preferem chamar de oráculo, porque você faz perguntas e obtém respostas, e exatamente em momentos onde eu estava cheio de dúvidas e indecisões o I Ching me trouxe muita illuminação.

Eu fui educado dentro de um ensino católico e evangélico que ensinava que a única fonte de sabedoria e ensino era a bíblia, acredito sim que a bíblia contenha uma grande sabedoria, mas a bíblia é uma coleção de livros que alguém selecionou e limitou dizendo que somente aqueles deveriam compô-la.
Mas as palavras dos sábios sempre existiram, os sábio são aqueles que pela observação e contemplação atingiram a iluminação e tem respostas para diversas questões da vida.
O cristianismo demonizou muita coisa de outras cultura, chamando-a de demoníaca, símbolos que representam verdades universais como é o caso do Ying  e yang que explica que tudo no universo é equilíbrio.
 Segundo os chineses, o mundo é composto por forças opostas, e achar o equilíbrio entre elas é essencial.

O I ching não tenta prever nada do que vai acontecer, mas através de lições práticas e comparações da natureza nos enche de intuição para saber a resposta do que queremos.

Nenhum comentário