Header Ads

Histórias de assombração


Houve um tempo que meus familiares se reuniam para contar histórias de assombração, nesta época eu devia ter entre cinco e seis anos de idade.


Era umas histórias que me faziam viajar e de meter medo, histórias de lobisomens histórias de vultos e de cemitério,de pessoas do além que pediam carona no meio de estradas escuras.
A gente que era criança ouvia com atenção estes relatos e ficávamos impressionados com os relatos que eram contados como histórias verídicas e experiências passada a boca a boca como verdadeiras lendas urbanas.
Eles diziam que estas coisas aconteciam mais no interior e quando antigamente havia muito mais mato ou estradas de mato, talvez por isto muito destas lendas faz parte do folclore do Brasil, como boi tata, mula sem cabeça, saci.
Geralmente eles se reuniam no final da noite, começavam a conversar e der repente entravam em assuntos sobre a vida da roça e do interior, eram tios primos, parentes próximos e outros familiares, sempre tinha uma história diferente e que nunca ouvimos, relatos de arrepiar os cabelos da cabeça.



Haviam histórias de  pessoas que  antes de morrer enterraram um tesouro ou "botija "como chamavam,e alguém era avisado pelo defunto para desenterrar esta herança numa atmosfera de muita assombração.
Recentemente eu me lembrei disto,uma tia minha me fez lembrar destes contos de terror da minha infância,ela contou sobre um homem que pegava uma estrada muito escura e sempre no caminho uma voz no meio da escuridão pedia carona.

Até que um dia o homem resolveu dar carona no seu jumento e sentiu quando aquele enorme peso fez o bichinho quase arriar, quando chegou num lugar a pessoa falou que ia ficar ali,aliviando todo o peso.
Este tipo de relato é contado como uma história de assombração,assim como a famosa história da loira do banheiro que nos fazia morrer de medo sair em meio a aula para ir ao banheiro  da escola.
Lenda urbana ou não estes relatos fazem parte da vida de muita gente, histórias que até hoje ainda consegue mecher muito com a nossa imaginação.

2 comentários:

  1. Obrigada pelo seu comentário no meu blog. A leitura do Histórias de assombração me levou também à minha infância, época em que não havia televisão,as pessoas contavam "causos".

    ResponderExcluir
  2. Verdade Águeda Lemos,é exatamente neste ponto que eu quis chegar,obrigado pelo seu comentários também,forte abraço

    ResponderExcluir