Header Ads

Educação um desafio para todos nós

Hoje em dia se fala muito sobre educação, pais pensam que educação é uma responsabilidade para professores e para a escola, mas professores reclamam que alunos não tem educação, que educação começa em casa e que eles não podem reverter um processo que vem com defeitos de berço, ou seja a má educação.


Muitas vezes queremos ensinar com o poder das nossas palavras, esquecendo nos que ensinamos muito mais e educamos com a força das nossas ações e isto vale para qualquer educador, seja professores,pais e toda sociedade.



Eu cada vez mais acredito que sim, educadores, professores,e pais estão certos,de certa forma todos nós somos responsáveis pela educação e cada um contribui com sua parte para ela.
Mas nunca paramos para pensar como as malhas da educação trabalha, e como na pratica acontece e se desenvolve sem que percebamos.
Quando pensamos que a educação vem de casa, não quer dizer que realmente vem de casa, ela pode vir de outro lugar que jamais imaginamos.
Quem está de fato educando ? como está educando ? e como será a formatura ao final deste processo ou desta faculdade que é a vida.


Hoje cada vez mais as pessoas dependem do trabalho,os pais não tem tempo para se dedicar a educação, antigamente as babás eram as mães, elas cuidavam da casa e eram bastantes responsáveis pela educação enquanto homens iam trabalhar para colocar o sustento em casa.
Com a revolução sexual muita coisa mudou, as responsabilidades mudaram, hoje o mercado de trabalho não vive sem a figura da mulher, que não é mais somente uma dona de casa e que cuida da educação dos filho.


Mas surge uma pergunta, quem cuida agora da educação de forma mais efetiva ? Com certeza  e sem sombra de dúvida é a televisão, o computador além de muitas outras mídias.
Crianças, jovens, adolescentes estão cada vez mais mergulhados nesta educação desde cedo, videos Games, computadores, internet, a música, desenhos animados, filmes, novelas.


Depois do domínio de todas as mídias como parte e na formação da educação, teríamos a educação dos pais e dos professores.


Por isto cada vez mais se reforça que os professores não são mais a voz da razão nas salas de aulas, muitos alunos já chegam finalizado, cheios de informação, com educação formada, o professor é só mas um mediador que ajuda e aponta assim como uma bussola uma direção,tentando mostrar sim que as novas tecnologias podem ser uma aliado ou um vilão no processo educacional.


Mas professores não podem ser mais responsabilizados pela falência da educação, acredito que pais tem bastante culpa neste processo, mas a partir do momento que falham no monitoramento desta educação, a das babás eletrônicas, que é a educação de massa desta nossa era tecnológica.






Nenhum comentário